Ronco e Apneia
Ronco e Apneia
Os tratamentos para Ronco e Apneia são feitos com a utilização de placas e aparelhos, dos mais diversos tipos, específicos para cada caso.
Nos casos de distúrbios do Sono causados pelo Ronco ou pela Apneia, a indicação de uso dos aparelhos intraorais, os quais possuem um índice de eficiência próximo aos 90%.
O cirurgião-dentista fará o diagnóstico, junto com o médico otorrinolaringologista, determinando a severidade do quadro clínico. A partir desta análise, será confeccionado um aparelho pelo próprio profissional de odontologia.
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono considera o Aparelho Intraoral, o tratamento eletivo mais indicado para o ronco e a apneia obstrutiva leve e moderada. Há casos em crianças, as quais também podem apresentar esta obstrução e seu tratamento será distinto do adulto.
O aparelho intraoral para ronco e apneia reposiciona a mandíbula, fazendo com que toda a musculatura orofaríngea (do céu da boca e da garganta) se tonifique desobstruindo as vias aéreas, deixando o ar passar sem que haja o barulho do ronco e a falta de ar.