loguinhosite.fw.png

Laserterapia

LASERTERAPIA SISTÊMICA
Qualidade de vida com laser

É uma modalidade terapêutica com o intuito de promover efeitos sistêmicos.

Seus benefícios são a melhora na oxigenação celular, ativação do sistema imunológico e do sistema anti-oxidante endógeno melhorando o estado de saúde geral, podendo ser realizada em qualquer pessoa em qualquer idade.

A laserterapia sistêmica é aplicada sobre a pele do pulso, região da artéria radial, de forma não invasiva.

TRATAMENTO ONCOLÓGICO

A mucosite oral (aftas e ulcerações) é uma complicação frequente em pacientes submetidos a radioterapia, quimioterapia e transplantados de medula óssea.

A dor e desconforto prejudicam a alimentação, deglutição e fala, aumentando o risco de infec-ções oportunistas.

A mucosite oral prejudica a qualidade de vida dos pacientes e dependendo da sua severidade pode interromper o tratamento oncológico.

A laserterapia diminui a dor e inflamação, acelera a cicatrização, previne aparecimento de lesões, melhora a salivação e ameniza os efeitos da radiação.

O tratamento é indolor, sem desconforto, seguro e não apresenta efeitos colaterais.

O ideal é iniciar o tratamento de laseterapia antes das sessões de quimioterapia ou radioterapia, desta forma terá protocolo de
PREVENÇÃO evitando lesões e infecções.

Caso já esteja com as lesões o tratamento deve iniciar imediatamente para que não se agravem.

Possíveis manifestações bucais decorrentes do tratamento oncológico que podem ser tratadas e prevenidas com laser: aftas bucais, boca seca, dificuldade para comer e falar, dificuldade de abrir a boca, inchaço, dor facial, queimaduras na pele.

TERAPIA FOTODINÂMICA (PDT)

A PDT é o que há de mais moderno e eficiente no combate aos microorganismos.

A terapia fotodinâmica é uma modalidade de fototerapia onde o conjunto de – laser, oxigênio e corante – promovem um efeito antimicrobiano.

A PDT tem ação localizada, ao contrário dos antibióticos, não causando efeitos colaterais, não há relato de resistência microbiana à terapia fotodinâmica.

A terapia fotodinâmica pode ser utilizada na doença periodontal (gengiva com sangramento e pus), endodontia (descontaminação de canal), peri-implante (inflamação ao redor do implante), lesões bucais (feridas infeccionadas), herpes e candidíase.

SÍNDROME DE SJÖGREN

Doença auto imune de causa desconhecida, primeira área ser afetada são as glândulas lacrimais e salivares, podendo evoluir para
outros órgãos (rins, pulmão, músculos e articulações).

Os principais sintomas são olho seco e boca seca. O oftalmologista deve ser o primeiro profissional a ser procurado para diagnostico da Síndrome de Sjögren. Além do olho e boca seca, o paciente pode haver índice de cárie altí-ssimo em pequeno intervalo de tempo.

O tratamento inicial se dá pela estimulação das glândulas lacrimais e salivares com aplicação do laser de baixa potência.

HALITOSE

Se caracteriza pela alteração no odor do ar expirado, que é percebido como ofensivo pelo olfato humano.

Pode ter origem pelo uso de álcool (bebidas ou enxaguante bucal com álcool na sua compo-sição), fumo, doença periodontal, baixa produção de saliva, diabete e jejum prolongado.

O tratamento começa pelo controle biofilme lingual (remoção mecânica na língua) associado ao azul de metileno e laser de baixa potência (PDT) diminuindo a população de bactérias na língua, podendo também aplicar laser nas glândulas salivares para estimulação do aumento na produção de saliva.

CLAREAMENTO A LASER

A técnica que associa ambas as luzes (LED e LASER) é uma técnica mais rápida e com maior conforto para o paciente.

A luz LED acelera a reação de quebra dos pig-mentos dentais, enquanto a luz LASER infraver-melha promove ação anti-inflamatória, reduzindo a sensibilidade dental.

A APF Odontologia é credenciada junto ao grupo Allaser, criado para capacitar os profissionais na área da Laser Terapia.

Maiores informações visite o site https://www.allaser.com.br/