Av. Visconde de Mauá, 150, Sala 108 - Canela/RS
(54) 3282 - 2234
(54) 99953 - 9026
ana@anapaulafattori.com.br
ortondotia.png

ORTODONTIA

Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mal posicionamento dentário (oclusão) e das estruturas da face.
Dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries e a perda de dentes. Podem também causar dificuldade de fala, mastigação e respiração, desgastes dentários e de problemas na articulação temporomandibular.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade e traz vários benefícios estéticos e funcionais ao paciente. Pode ser realizado com aparelhos fixos ou removíveis dependendo da indicação de cada caso.
 

Tipos de aparelho

Aparelhos Removíveis são normalmente utilizados na ortodontia preventiva e interceptadora, e na ortopedia facial. São também utilizados após o tratamento ortodôntico como contenção.

 

O Aparelho Metálico convencional ainda é o mais utilizado e o preferido dos pacientes, devido à possibilidade de troca das borrachas coloridas a cada manutenção. Hoje em dia são menores e mais confortáveis do que antigamente.

 

 


O Aparelho Estético ou transparente pode ser de porcelana ou de cristal de safira, sendo desta forma mais discretos e praticamente invisíveis. São uma alternativa para os pacientes adultos que não querem ter um sorriso metálico durante o período de tratamento. 

 

 


O Invisalign® é um sistema de tratamento ortodôntico, que utiliza uma sequência de alinhadores transparentes (moldeiras), feito através de tecnologia computadorizada 3D. O aparelho ortodôntico Invisalign é indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais complexos. São praticamente invisíveis e tem a vantagem de serem removíveis, facilitando a higienização dos dentes.

 

 

 

Hoje em dia os Aparelhos Autoligáveis podem ser metálicos ou estéticos (porcelana) e se dividem por categoria: os ativos, os passivos e os interativos. Cada tipo possui suas características, vantagens e desvantagens e cabe a cada profissional especialista escolher qual deles se encaixa melhor as suas necessidades terapêuticas 
Os sistemas autoligáveis permitem aos ortodontistas a possibilidade de ver os pacientes em intervalos maiores dependendo da fase do tratamento. Isto pode ser interessante para muitos pacientes que tem dificuldade de deslocamento ou são muito ocupados para se deslocarem ao consultório frequentemente.
É importante ressaltar que apesar dos aparelhos autoligáveis serem uma evolução dos aparelhos tradicionais eles não são mágicos como muitos profissionais advogam. Eles podem ser mais higiênicos, bonitos e eficientes (em algumas fases do tratamento), porém o planejamento e o resultado final são iguais aos dos aparelhos convencionais.

 

 

 

 


O Aparelho Lingual ou Ortodontia Lingual é a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. O aparelho fica completamente invisível para quem estiver conversando com o usuário.
Os nomes Ortodontia Lingual e Aparelho Ortodôntico Lingual vêm da face lingual, a face dos dentes que fica voltada para a língua, que é onde os brackets linguais são colados.
A estética é a principal vantagem da ortodontia lingual, pois o aparelho fica praticamente invisível e ninguém percebe que você está em tratamento ortodôntico.
É a solução ideal para jovens e adultos que não querem que o tratamento interfira nas suas atividades sociais e profissionais.